Páginas

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Biografia Evanescence


No ano de 1994, em Little Rock, Arkansas, inicia-se a história do Evanescence. Ben Moody, com apenas 14 anos de idade, participava de um acampamento para jovens promovido pela igreja local. Enquanto Ben acompanhava uma partida de basquete, percebeu do outro lado do ginásio, num palco, uma garota cantando e tocando ao piano a introdução da música I'd Do Anything for Love, do músico americano Meat Loaf.
A jovem, com apenas 13 anos, que havia mudado-se recentemente com sua família para Little Rock, chamava-se Amy Lynn Lee. Seus pais, preocupados com o seu isolamento social, haviam encaminhado a garota para aquele acampamento, afim de que pudesse fazer amizades e integrar-se entre os jovens cristãos da cidade. Mas Amy passava horas ao piano e pouco se interessava em conhecer os demais participantes.
Ao ouvi-la tocando, Ben Moody atravessou a quadra em direção à garota, ao aproximar-se, apresentou-se. Logo começaram a conversar; Amy mostrou a Ben algumas músicas de sua autoria e concluíram que tinham a mesma tendência musical. Assim, Ben convenceu Amy a formarem uma banda.
A banda, que até aquele momento era formada por apenas Ben, que fazia guitarras, baixo e arranjos eletrônicos; e Amy, responsável pelo piano e vocais; foi batizada Evanescence, que significa dissipar ou desaparecer.
Influenciados pelo som de artistas como Danny ElfmanType O NegativePortishead e Sarah McLachlan, uma das primeiras composições gravadas pela dupla chama-se Understanding, que é definida por eles mesmos como "um gótico ridículo de 7 minutos". Mesmo assim, uma emissora de rádio de Little Rock, a KABF, passou a tocá-la num programa co-apresentado por Brad Caviness. Através desta divulgação, o Evanescence foi ganhando reputação e logo tornaram-se conhecidos em Little Rock. Apesar disso, por falta de condições para pagar outros músicos, a dupla ainda não tinha feito nenhuma apresentação ao vivo.
Entre 97 e 98, o Evanescence lança demos que levavam apenas quatro faixas, incluindoOctober. O primeiro EP, lançado em dezembro de 1998 pela gravadora Bigwig Enterprises, leva o próprio nome da banda: Evanescence; e conta com as participações de William Boyd, Matt Outlaw e Rocky Gray.
Este trabalho, que trazia apenas sete faixas, foi lançado na primeira apresentação ao vivo realizada em um bar chamado Vino’s, em Litlle Rock. Todas as 100 cópias disponibilizadas para venda esgotaram-se na mesma noite da apresentação. Com a popularidade fortalecida, porém, conhecida apenas regionalmente, a banda produz e lança em agosto do ano seguinte, mais um EP.
Whisper – Sound Asleep, além de Give unto Me, traz mais cinco faixas. Mas a gravadora produziu apenas 50 cópias. A partir deste momento, o Evanescence já contava com músicos para suas apresentações ao vivo: David Hodges, John LeCompt e Rocky Gray. O próximo trabalho já começa a ser preparado.
A gravadora Bigwig Enterprises decide investir nos jovens e talentosos músicos de Little Rock. O repertório foi cuidadosamente montado com treze faixas, entre elas, My Immortal e Imaginary.Origin foi produzido por Brad Caviness e lançado em novembro de 2000 numa edição com 2500 cópias. Além de Ben e Amy, David Hodges, como baterista, tornou-se integrante oficial. Também participaram das gravações Willian Boyd, Bruce Fitzhugh, Stephanie Pierce e um grupo composto por quatro vozes femininas que fez coral em Field of Innocence.
Desse modo, o Evanescence, aos poucos, conquistava seu espaço e uma maturidade musical das bandas veteranas. Mas ainda faltava um golpe de sorte que lhes desse a oportunidade de se projetar por toda a América. Isto aconteceu quando o produtor e executivo da gravadora Wind-Up Records, de Nova York, Peter Mathews, conheceu o trabalho da banda em um estúdio de Memphis, Tennessee. Era o detalhe que faltava. Peter apresentou os jovens músicos à gravadora e o contrato foi assinado. Wind-Up e Evanescence trabalharam durante dois anos montando o repertório do primeiro álbum.
Fallen, gravado em Los Angeles, trouxe onze faixas em seu repertório, a maioria composta pelo trio Amy Lee, Ben Moody e David Hodges. Nas gravações deste trabalho, David assumiu o piano e teclado. A maior parte da produção ficou por conta de Dave Fortmann, mas Ben e Jay Baumgardner também cooperaram em Bring me to life e My Immortal, respectivamente. Além dos músicos da banda, Francesco DiCosmo e Josh Freese participaram da gravação.
Fallen foi o disco que definitivamente lançou o Evanescence para o mundo e que rendeu muitos dólares e reconhecimento. Neste momento, a formação já estava estabilizada e pronta para percorrer o mundo em turnês.
Em apenas seis semanas o álbum vendeu mais de 1 milhão de cópias e conquistou o disco de platina. As músicas Bring me to life e My Immortalforam inclusas na trilha sonora do filme O Demolidor (Daredevil), fato que contribuiu muito para a popularidade da banda. Ainda, as quatro primeiras faixas de Fallen ganharam uma versão videoclipe:Going Under, Bring me to life, My Immortal eEverybodys’s Fool.
Porém, o Evanescence ainda tinha sua imagem vinculada à música cristã, tanto que Fallentambém era vendido em lojas especializadas neste segmento. Após algumas declarações em entrevistas concedidas pelos membros da banda, ficou claro que a ligação com música religiosa tinha sido desfeita. Este fato provocou uma frustração entre alguns fãs. A gravadora Wind-Up divulgou uma nota aconselhando que as lojas cristãs recolhessem os álbuns do Evanescence e que as rádios não executassem as músicas da banda em programas voltados para o público cristão.
No dia 24 de outubro de 2003, durante uma turnê européia, Ben Moody anuncia seu desligamento da banda. A notícia foi recebida com perplexidade e decepção pelos fãs. Os motivos que levaram Ben a tomar esta atitude não ficaram muito claros. Por um tempo, os integrantes evitavam tocar no assunto. Mas um tempo depois, Amy declarou que a "sintonia" entre eles já não era como antes e, para o bem da banda, um deles tinha que sair. Amy disse também que Ben foi mesquinho ao abandoná-los em plena turnê. Para seu lugar, John LeCompt foi convidado para acompanhá-los até o fim das apresentações. Logo depois Terry Balsamo assumiu o lugar de John, sendo efetivado no início de 2004. Ben deu continuidade em sua carreira musical produzindo e gravando com outros artistas.
No ano de 2004 a popularidade do Evanescence foi ampliada e a banda mostrou à mídia e aos fãs que a saída de Ben não atrapalhou a carreira. Até fevereiro, somente nos Estados Unidos, Fallen já tinha vendido mais de 4 milhões de cópias. Premiações como os diversos Grammy europeus; além de várias indicações e outros tantos prêmios conquistados na imprensa especializada, fizeram a rotina da banda naquele ano. Porém, boatos em torno do suposto namoro de Amy e Ben, contribuíram, negativamente, para uma maior exposição do Evanescence na mídia.
Em novembro de 2004, foi lançado pela mesma gravadora um CD/DVD gravado em Paris, intitulado Anywhere but Home. O DVD contém treze faixas e os quatro videoclipes; além de quase uma hora de bastidores. O CD contém as treze faixas do DVD e um bônus, a música Missing(gravada em estúdio).
Neste mesmo ano tiveram início os boatos sobre o próximo álbum. No início de 2005, a músicaBreathe no More é inclusa na trilha sonora do filme Elektra. Este foi um ano difícil para o Evanescence. Inicialmente, o americano Trevin Skeens processa a gravadora, afirmando que comprou o DVD Anywhere but home e se sentiu ofendido com a musica Thoughtless. Skeens exigiu uma indenização de 57 mil dólares. Em seguida, os produtores do filme As crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda roupa recusam uma música que a banda fez para a trilha sonora. "Eu escrevi uma música para o filme, que eu amo muito, mas ela foi rejeitada pela produção"comentou Amy Lee no Evboard, um fórum virtual americano. "Eles disseram que a música era ‘muito dark’ e ‘muito épica’, eu pensei sobre isso e decidi que não vou prejudicar minha arte por nada".
Em seguida, Amy processa seu empresãrio Dennis Rider, por assedio sexual e o guitarrista Terry Balsamo tem um derrame cerebral. Apesar dele ter se recuperado rapidamente, isto adiou o lançamento do albúm seguinte. Apenas no início de 2006, a banda confirma o lançamento para o dia 3 de outubro e divulga seu nome: The Open Door. Pouco antes de seu lançamento, Will Boyd decide sair da banda, afirmando que precisa passar mais tempo com a familia. Ele é substituido às pressas por Tim McCord. Pouco depois, a banda lança o primeiro single deste cd: Call Me When You’re Sober.
Não há uma classificação exata para incluir o som produzido pelo Evanescence. Percebe-se características de Metal, vários elementos de música eletrônica e letras que, por alguns, são consideradas góticas. Talvez uma boa definição para o som do Evanescence, esteja na declaração de Amy: "O que eu trago para a banda é a idéia e a vibração da coisa romântica/ clássica/orquestral, as cordas, o coral, os vocais de fundo celestiais, e o piano. A banda traz o rock, as guitarras e bateria. Juntos criamos algo que é muito original".

Fonte: Spectrum

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Biografia RHCP.


Os Chili Peppers começaram sua carreira em Los Angeles quando os amigos de escola Michael Blazary - mais conhecido como Flea - Hillel Slovak e Jack Irons formaram a banda "Anthym", em 1983. Anthony Kiedis se juntou ao grupo. Para o primeiro show como Anthym, a banda trocou seu nome para "Tony Flow and the Miraculously Majestic Masters of Mayham", mas vendo que o nome era muito longo e complicado, a rebatizaram de "Red Hot Chili Peppers". O grupo logo ficou famoso em Los Angeles tanto pela sua original mistura de punk e funk clássico como pela sua performance nos palcos - em um show no Kit Kat Club, os integrantes da banda aparecerem nus com meias colocadas em um lugar estratégico. Repetiram a cena para a capa do seu terceiro álbum, "Abbey Road", de 1988. Ninguém podia negar que os shows dos Peppers eram fantásticos, guiados pela interminável energia de Kiedis que corria loucamente de um lado para o outro do palco. Logo após o lançamento de "The Uplift Mofo Party Plan", em 1987, Hillel Slovak foi encontrado morto por overdose aos 26 anos. Os colegas da banda ficaram chocados. Kiedis, que também era viciado em heroína, resolve procurar ajuda. Irons abandona o grupo e Flea vai cuidar de sua vida pessoal. Após essa pausa, John Frusciante e Chad Smith entram para a banda. Já com o novo time, lançaram "Mother's Milk", em 1989, que emplacou alguns hits nas paradas, como "Higher Ground". Porém foi o álbum "Blood Sugar Sex Magik", de 1991, que levou a banda ao estrelato mundial. O trabalho ganhou vários discos de platina e ficou nos rankings Billboard por um ano. O single "Under the Bridge", que falava da batalha de Kiedis contra as drogas foi um marco na carreira da banda. Quando a banda tinha alcançado o topo, sendo apoiada por bandas como o Nirvana e o Pearl Jam, o guitarrista Frusciante decidiu deixar o grupo durante uma turnê no Japão. Em seu lugar entrou Dave Navarro , ex-Jane's Addiction. Apesar de ter levado alguns novos fãs para o Red Hot, o primeiro CD com a sua participação, "One Hot Minute", não conseguiu o mesmo sucesso comercial do anterior. Em 1999 Frusciante voltou à banda no lugar de Navarro. Logo após a mudança, lançaram "Californication", álbum recheado de baladas e hits como "Scar Tissue", "Californication", "Other Side" e "Road Trippin". "By The Way", de 2002, mantém o grupo nas listas dos mais vendidos e mais tocados. Após quatro anos chega "Stadium Arcadium", uma compilação das 28 melhores músicas gravadas pela banda, que foi o CD mais vendido de 2006. Apesar de todas suas tragédias pessoais, controvérsias e pressões comerciais a seu redor, os Chili Peppers nunca sacrificaram seu estilo. Seu sucesso com as multidões e seus ótimos trabalhos, lhes renderam o status de banda de sucesso e também de fenômeno cultural. DISCOGRAFIA Discografia 1984 - The Red Hot Chili Peppers 1985 - Freaky Styley 1987 - The Uplift Mofo Party Plan 1988 - The Abbey Road E.P 1989 - Mother's Milk 1991 - Blood Sugar Sex Magik 1992 - What Hits!? 1994 - Out In L.A. 1995 - One Hot Minute 1999 - Californication 2002 - By The Way 2003 - Greatest Hits 2004 - Live in Hyde Park (Não lançado no Brasil) 2006 - Stadium Arcadium Videografia 1988 - Red Hot Skate Rock 1989 - Positive Mental Octopus 1990 - Psychedelic Sexfunk Live from Heaven 1991 - Funky Monks 1991 - Best Of The Cutting Edge Volume II 1992 - What Hits!? 1994 - Woodstock 1994 1999 - Woodstock 1999 2001 - Off the Map 2001 - Rock Your Socks Off 2002 - By the Way 2002 - Rockthology 1: Hard N Heavy 2003 - Greatest Hits and Videos 2003 - Live at Slane Castle 2004 - Rock Odyssey 2004 2004 - The Last Gang In Town 2006 - The Red Hot Chili Peppers Phenomenon 2006 - Dani California 2006 - Tell Me Baby 2006 - iTunes Originals - Red Hot Chili Peppers 2006 - Snow 2007 - Desecration Smile 2007 - Hump De Bump 2007 - Charlie

Fonte: VH1  http://vh1brasil.uol.com.br/musica/artistas/red-hot-chili-peppers/#bio

quarta-feira, 1 de maio de 2013

AC/DC Rock in Rio 1985.

 Especialmente para uma leitora do blog, que é de Salvador. E diz ser muito fã de AC/DC, Giulia Martins. 
 Um show completo em um tempo que Rock in Rio   era mesmo ROCK in Rio.


quinta-feira, 11 de abril de 2013

Punk Rock.


Olá pessoal, sei que parece meio chato, mas, o texto que melhor explicava o Punk eu encontrei na Wikipédia. Resolvi fazer essa observação porque algumas pessoas acham errado não citar fontes.
Essa é uma pequena introdução, e se você quiser se aprofundar no assunto, no próprio Wikipédia você vai encontrar muito conteúdo sobre o tema.


Punk rock é um movimento musical e cultural que surgiu em meados da década de 1970 e que tem como características principais músicas simples (que geralmente não passam de três acordes), rápidas e ruidosas, com canções que abordem ideias políticas anarquistas, niilistas e revolucionárias. Também abordam em suas letras problemas sociais como o desemprego, a guerra, a violência e drogas; ou o contrário disto: temas como relacionamentos, diversão e sexo. O visual agressivo e rasgado, chocante, que foge dos padrões da moda e da sociabilização, a linguagem despudorada, a filosofia "faça-você-mesmo" (Do It Yourself em inglês, ou, numa sigla, DIY), a imagem "anti-ídolo" (inclusive sem ser obrigado a tocar corretamente seu instrumento) e atitudes destrutivas também são outras características do punk; embora nem todas as bandas sigam tal padrão. Se opôs, principalmente, aos excessos do rock progressivo, do fusion e do hard rock quando, em 1977, invadiu a Inglaterra via Estados Unidos.
Neste último país citado, bandas como New York Dolls, Stooges, MC5, The Velvet Underground, Richard Hell and the Voidoids, The Dictators e Ramones, denominadas bandas de protopunk, habitavam uma cena underground desde o final dos anos sessenta que muito se beneficiaria com a ascensão dos artistas ingleses. Quando o estilo se popularizou na Inglaterra, teve inúmeras bandas representando-o, como os The 101ers e London SS (bandas formadas ainda em 74-75 no pub rock e que continham futuros membros do The Damned e The Clash), The Damned (primeira banda punk inglesa a lançar um single, New Rose, ainda em 76),Sex Pistols (mentora intelectual de todos os punks de lá e primeira banda a gravar um disco completo, o polêmico Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols), The Clash (primeira banda punk a se submeter a uma grande gravadora - CBS), Buzzcocks(primeira banda a gravar um pequeno disco dispensando gravadora: Spiral Scratch, impulsionando a explosão de inúmeros pequenos selos na illha), Sham 69, U.K. Subs, X-Ray Spex, The Adverts, The Vibrators, Cock Sparrer, Slaughter & The Dogs, Eddie and the Hot Rods, Wire, Alternative TV, The Boys, 999, Chelsea, Generation X, The Lurkers e The Stranglers (banda de pub rockque utilizava teclados, mas que entrou no punk por sua atitude); tudo isso propiciando uma saraivada de bandas novas. Na Europa toda o punk inglês se disseminou, gerando o Stiff Little Fingers e The Undertones na Irlanda; The Rezillos e The Skids na Escócia;The Dogs, Stinky Toys e Métal Urbain na França; Male e Mittagspause na Alemanha; The Kids na Bélgica; Lama, Briard e Eppu Normaali na Finlândia; Rude Kids, Ebba Grön e Göteborg Sound na Suécia; Speedtwins na Holanda; Radio Birdman e The Saints naAustrália; Os Faíscas, Minas & Armadilhas, Aqui d’el-Rock e UHF em Portugal e Restos de Nada, AI-5, Cólera, Condutores de Cadáver, Olho Seco, Garotos Podres e Câmbio Negro no Brasil; além de inúmeras outras revoluções punk pelo mundo. Até os anos1980 praticamente todos os países teriam uma cena de punk rock.

sábado, 6 de abril de 2013

\o/ 10.000! \o/




Hoje o blog chegou na marca de 10 mil visualizações em menos de um ano de atividade!
Muito obrigado a todos os meus leitores, que me dão a maior moral pra continuar fazendo esta bagaça. E vamos tocando o barco pra frente, porque não podemos parar. Até mais, fiquem com Deus, e até minha próxima postagem!