O Instrumental-HM é um blog focado em musica, principalmente
no Rock e seus derivados, mas como já disse, abrange a musica e outros assuntos
também.
Então resolvi trazer pro blog uma matéria de um ritimo
musical bem recente e muito bom a meu ver. O Dubstep.
Dubstep é um gênero de música eletrônica que se
originou no Sul de Londres, Inglaterra no início da década de 2000. O site de
música Allmusic descreveu
seu som como "linhas de baixo muito fortes e padrões de bateria
reverberantes, samples cortadas
e vocais ocasionais."
As
versões mais antigas do dubstep remontam a 1998, e era geralmente caracterizado como B-sides de
2-step garage com lançamentos individuais. Essas faixas foram remixes mais
experimentais, com menos ênfase nos vocais, e tentava incorporar elementos de breakbeat e drum and bass no 2-step. Em 2001, estas e outras
músicas de dark garage começavam a ser exibidas e promovidas nas noites do
London's night club Plastic People, na noite de "Forward", passando a
ser consideravelmente influente para o desenvolvimento do dubstep. O termo
"dubstep", em referência a um gênero de música começou a ser usado
por volta de 2002 por grupos como Big Apple, Ammunition e Tempa, logo a criação
desses remixes começaram a se tornar mais visíveis e distintos de 2-step e grime.
Um
apoiador antigo do dubstep era o DJ John Peel da BBC Radio 1, que
começou a tocar o gênero a partir de 2003. Em 2004, último ano de seu programa,
seus ouvintes votaram em Distance, Digital Mystikz, e Plastician (anteriormente
Plasticman) no "Top 50 do Ano" de seu programa. O dubstep
começou a se espalhar para além de pequenas cenas locais no final de 2005 e
início de 2006; muitos sites dedicados ao gênero surgiram na internet, ajudando
no crescimento da cena, como dubstepforum, o site de download Barefiles, e
blogs como gutterbreakz. Ao mesmo tempo, o gênero estava
recebendo ampla cobertura em revistas de música como The Wire e
publicações online, tais como Pitchfork Media, com
uma categoria The Month In:
Grime/Dubstep. O interesse em dubstep cresceu significativamente quando a
DJ Mary Anne Hobbs da BBC Radio 1 começou a defender o gênero, com um
programa dedicado ao dubstep (intitulado "Dubstep Warz") em janeiro
de 2006.
No
final da década, o gênero começou a se tornar mais bem sucedido comercialmente
no Reino Unido, com mais
singles e remixes que entravam nas paradas musicais. Jornalistas e críticos de
música também notavam uma influência do dubstep no trabalho de vários artistas
pop. Nesta altura, os produtores também começaram a fundir elementos do som
dubstep original com outras influências, criando gêneros novos. Em 2006, o
estilo se consolidou com o lançamento de 4 álbuns: "Memories of the
Future", do Kode 9; "Burial",
auto-intitulado álbum de estréia do produtor anônimo londrino Burial; "Copyright
Laws", de MRK1 (Markone); e "Skream!", de Skream (Oliver Jones). Atualmente a cantora, rapper,
ativista e artista visual M.I.A. é
uma grande difusora do ritmo, com elementos de dusbstep nos seus albuns Kala e MAYA principalmente em músicas como
Steppin'Up, a cantora nasceu no Sri Lanka e foi criada nos subúrbios de
Londres.
O gênero é marcado pelo uso
intenso de sub graves, sendo quase que como uma adoração aos sons de
frequências baixas e também marcados pelos "bass drops" ao fim da
introdução da música, em geral aos 16 ou 32 compassos, onde os elementos mais
dominantes na estrutura da música são introduzidos de forma impactante, também
é marcado pela composição polirrítmica. As raízes do
dubstep estão nas versões mais experimentais de produtores de UK garage,
buscando incorporar elementos de drum and bass no 2-step do Sul de Londres.
Alguns artistas dubstep também incorporaram uma variedade externa, de techno,
como Basic Channel até música clássica e heavy metal
O ritmo do dubstep é geralmente sincopado,
quase sempre na gama de 138-142 bpm com um clap ou snare geralmente inserido a cada terceira
batida. Em seus
estágios iniciais, o dubstep foi muitas vezes mais percussivo, com mais
influências do 2-step. Muitos produtores também experimentavam samples semelhantes a tribal drums, um exemplo é Loefah
na faixa "Truly Dread"
Nenhum comentário:
Postar um comentário