Origem // 1989-1995
A banda Rammstein foi fundada por Richard Z. Kruspe. Em 1989, Richard fugiu da Alemanha de Leste através da fronteira entre a Áustria e a Hungria chegando mais tarde à Alemanha Ocidental e em 1993 fundou a banda Orgasm Death Gimmick. Depois da queda do muro de Berlim Richard regressou a Schwerin, onde conheceu Till Lindemann (vocalista dos Rammstein) que trabalhava como tecelão de cestos, ao mesmo tempo que tocava como baterista na banda First Arsch.
Durante esta altura, o Richard vivia com Oliver Riedel (na altura baixista na banda The Inchtabokatables) eChristoph Doom Schneider (na altura baterista da banda Die Firma). Richard estava bastante influenciado pela música americana, mas acabou por chegar à conclusão que não gostava muito da música que tinha composto anteriormente, e preferia fazer algo que misturasse o som de guitarras com maquinaria. Os três começaram então a trabalhar juntos num novo projecto.
O Nome
Herzeleid // 1995-1997
Apesar da crescente popularidade, o grande impulso veio de onde a banda menos esperava. Quando se preparavam para gravar o seu primeiro vídeo a banda contactou o seu realizador preferido, o Americano e “Palma de Ouro” do Festival de Cannes, David Lynch. Amavelmente, David Lynch respondeu que por estar demasiado ocupado com um filme na altura não poderia ajudar a banda mas que ficou impressionado com a sonoridade do sexteto alemão acabando por incluir duas músicas no seu filme “Lost Highway”, “Heirate Mich” (“Casa Comigo”) e “Rammstein” ajudando a banda a tornar-se mais popular e nos maiores exportadores de música alemã.
Sehnsucht e Live Aus Berlin // 1997-2000
Mutter // 2000-2002
Reise Reise // 2003-2005
A 26 de Junho de 2004 e já com o nome do álbum definido, a banda apresentou aos fãs o single “Mein Teil” (“A Minha Parte”). Uma vez mais, os media colocaram os Rammstein nas primeiras páginas porque a letra do novo single era inspirada na história de Armin Meiwes e Bernd Brandes. Em 2001, Meiwes colocou um anúncio num jornal em que procurava alguém que disponibilizasse o seu corpo para práticas canibais e recebeu uma resposta afirmativa por parte de Brandes. Durante o encontro, ambos ingeriram o pénis de Brandes e este acabou por ser assassinado de forma consentida para que Meiwes pudesse alimentar-se dos seus restos mortais.
No videoclip e nos seus concertos a música é introduzida pela frase “Suche gut gebauten 18-30 jährigen zum Schlachten” – Der Metzgermeister (“Procuro alguém bem constituído entre 18 e 30 anos para ser esquartejado” – O Mestre Carniceiro), para além desta referência a letra da música contém frases como “Weiche Teile und auch harte // stehen auf der Speisekarte” (“Partes moles e mesmo duras // Estão no menu”) e “Denn du bist was du isst” (“Porque tu és aquilo que comes”).
Rosenrot e Völkerball // 2005-2006
Liebe Ist Für Alle Da // 2007-2011
No final de Outubro, após a revelação de que a música “Ich Tu Dir Weh” (“Eu Magoo-te”) seria o próximo single numa entrevista a Paul Landers e Flake à Radio Eins, o novo trabalho da banda foi retirado das prateleiras da lojas e indexado pela agência “Bundesprüfstelle für jugendgefährdende Medien” (Departamento Federal para Mídia Nocivo à Juventude). A causa desta acção legal, está no conteúdo lírico da música “Ich Tu Dir Weh” que que descreve actos sado-sadomasoquistas especialmente violentos e também numa imagem que compõe o artwork do álbum em que é possível ver o guitarrista Richard Kruspe a açoitar uma mulher nua.