Páginas

domingo, 8 de julho de 2012

Diferença entre Thrash, Death, Grind e Black




Thrash metal, death metal, black metal e grindcore tem uma coisa em comum: são metal extremo. Mesmo assim são muito diferentes entre si, ainda assim, sendo muito confundidos. Quais são as diferenças, afinal?

Thrash metal: De 1981 pra 1982, várias bandas começaram a criar esse estilo. As primeiras foram Metal Church, Hellhammer, o "big three" alemão, a paranaense Stress, Venom (guarde esse nome) e o grande Metallica. Lembrava o speed metal do Motörhead, Overkill e Iron Maiden (no início), mas era mais rápido e agressivo. Com o tempo, a definição do que era e o que não era thrash foi se afrouxando, já que surgiam bandas mais leves que eram classificadas nesse estilo. De outro lado, foi ficando mais agressivo, com bandas como Testament e nosso Sepultura. O thrash, além de ter algumas das melhores bandas do metal em geral, influenciou todos os gêneros que nós veremos agora.

Death metal: Nos anos 80, as bandas de thrash começaram a ficar ainda mais agressivas, além de usar vocais cada vez mais próximos do guturais. As bandas de thrash que caminharam nessa direção foram Báthory, Sodom e Celtic Frost. Duas bandas da época que já surgiram tendo esse estilo concreto foram Master, Mantas e a brasieira Sepultura (com o álbum Bestial Devastation, exemplo de música crua de alta qualidade). Mais tarde, a banda Mantas muda seu nome para Death, concretizando o estilo e criando o termo death metal. Outras bandas famosas da época foram Deicide, Possessed e Morbid Angel. Entre as mais atuais, temos Nile, Necrophagist, DyingFetus, CannibalCorpse. Entre as maismelódicas, temosAmonAmarth, Children of Bodom, Arch Enemy e Opeth.

Grindcore: Em 1987, a banda punk Napalm Death, que a tempos estava cada vez mais brutal e mais influenciada pelo thrash metal, pega algumas influências de death metal e pronto: está feita a fórmula do álbum Scum, marco zero do grindcore. Se diferencia do death metal por causa das melodias mais simples, maior agressividade, sons mais sujos, influência do punk rock, músicas com menos de dois minutos e velocidade extrema. Na mesma época, amigos dos membros da banda criam a Carcass, que toca um som  parecido, mas com letras nojentas, o que se tornaria comum no grindcore. Outras bandas do gênero são Anal Cunt, Rompeprop, Cockand Ball Torture e The Berserker.

Black metal: Tudo começou com o grande Venom, que, ao usar letras satânicas e afinações muito baixas nas suas músicas de thrash, não tinha noção do que faria com a música. Uma legião de bandas da época (como Báthory, Sarcófago, Parabellum, Sabbat, entre outras) faz um som parecido. Mas o black metal só se consolidaria na Noruega dos anos 90, com a banda Mayhem, que influenciaria mais bandas da mesma região e época, como Burzum, Emperor, Dissection, Gorgoroth, Darkthrone e Immortal. Estas tinham um som com uma certa atmosfera sombria que o Venom não tinha adquirido ainda, além de serem ainda mais pesados.
Novosgrupossão Behemoth, DimmuBorgir, Cradle of Filth e Rotting Christ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário